quarta-feira, 7 de novembro de 2012



A Campanha de Vacinação Anti-Rábica no Icó já começou. O dia D da campanha de vacinação de cães e gatos será no próximo sábado, 10 novembro, de 08 às 17:00 horas em vários postos espalhados em nossa urbe. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 80% dos animais. A meta em nosso município será conseguiu imunizar 10.800 cães e  5.387 gatos, totalizando 16.137 caninos e felinos vacinados. Todos os animais, a partir dos 03 (três) meses de idade, devem ser vacinados; os animais primo vacinados (que tomam a vacina pela primeira vez), devem tomar um reforço após 90 dias. A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos. Não tem contra-indicações. A vacina deve ser aplicada anualmente, até mesmo nas fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Animais com diarreia  secreção ocular ou nasal, sem apetite ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades não devem ser imunizadosDepois do dia D de mobilização até o dia 15 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde manterá postos de vacinação para imunizar os animais não vacinados.

Como a Raiva é Transmitida

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis (soins) e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Nos últimos oito anos, desde 2005, foram confirmados cinco casos de raiva humana no Estado. Desse total, quatro tiveram transmissão através de soins em São Luís do Curu, Camocim, Ipu e Jati. Os soins são animais silvestres, devem ser mantidos na mata. Em Chaval, o caso de raiva foi transmitido por um cão.


A melhor maneira de evitar a raiva em humanos é a prevenção. Além da vacinação dos animais domésticos, a Secretarias de Saúde deve ser acionada para capturar os animais de rua que podem portar a doença.  Em caso de cão raivoso, há uma mudança comportamental que chama bastante a atenção. Um cão dócil começa a atacar todas as pessoas sem motivo, rejeita inclusive a alimentação. Começa também a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono.


Postos de Vacinação do Dia D (10/nov/12)

Secretaria de Saúde, Largo do Theberg, CSU, Posto Novo, Josefa Campos Monteiro,Conjunto Gama PSF's São Vicente de Paula e Alto Manoel Mariano, Escolas: Vivina Monteiro, Cirão e Manoel Antônio Nunes, Lima Campos e Cascudo.

Recomendações para a Hora da Vacinação

Cães dóceis devem estar com coleira e guia; ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los, no momento da vacina;

Crianças não devem levar os animais para vacinar;

Animais bravos devem estar com focinheiras, para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou a outras pessoas;

Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para evitar fugas ou acidentes.

Contatos:
Francisco Mártimu: 9626-4981
Rebeca Costa: 9615-1132

Nenhum comentário:

Postar um comentário